terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Incontinencia urinaria feminina/masculina

Incontinência Urinária Feminina/Masculina. A incontinência urinária em homens e mulheres, é a perda total ou parcial do controle da bexiga ou intestinos. Pode ser provocada por acidente vascular cerebral, parto, infecção do trato urinário ou do útero, aumento do volume da próstata, doença ou traumatismo da espinal medula, ou resultante do envelhecimento.

Formas de Incontinências Urinárias

A incontinência urinária pode tomar várias formas: necessidade de urinar mais frequente do que o habitual, sensação sempre muito vaga da necessidade de urinar, emissão constante da urina de que o individuo quase não tem consciência ou não chega mesmo a aperceber-se: emissão de urina em resultado de pequenos esforços, como tossir, espirrar ou rir.

Incontinência Fecal

A incontinência fecal pode assumir a forma de diarreia permanente, que deve ser sempre tratada pelo médico, ou de diarreia que se segue à obstipação acentuada, que pode ser combatida através de uma alimentação rica em fibras e líquidos.

Incontinência nos Deficientes

Nas pessoas deficientes a incontinência é agravada pelo facto de com frequência não conseguirem chegar a tempo à casa de banho.

A incontinência urinária provoca:
  1. Irritação e soluções de continuidade da pele;
  2. A pele constantemente húmida fica macerada;
  3. A pele irritada fica dolorosa;
  4. A pele húmida favorece o aparecimento das úlceras de pressão (Escaras).


Higiene Pessoal dos Doentes Incontinentes

Os doentes que sofrem de incontinência urinária devem ter os seguintes cuidados com a pele: As fezes e a urina tornam a pele húmida e aceleram a proliferação bacteriana.

São necessários os seguintes cuidados:

  1. Manter a pele limpa e seca, utilizando um sabão líquido que não altere o PH.
  2. Depois de bem lavada e seca, aplica-se um creme protector a fim de impedir que a urina e as fezes de entrarem em contacto com a pele e de a irritar;
  3. Lavar o períneo e outras áreas com um sabão suave e água a cada episódio de incontinência;
  4. Quando se utiliza uma pomada de vitamina A ou óxido de zinco (é preferível antes de aplicar uma nova camada, retirar a precedente com ajuda de óleo de amêndoas doces ou vaselina);
  5. Mudar de vestuário e roupa da cama em S.O.S.

São estas as normas de higiene para um doente que sofre de incontinência urinária se manter com boa qualidade de vida.

Dispositivos para controlo de Incontinência:

  1. Dispositivos urinários exteriores;
  2. Fraldas descartáveis;
  3. Pensos absorventes femininos ou masculinos

Caso necessite de ajuda sobre incontinência urinária, seja para mulheres ou homens, pode deixar comentário, que responderei em seguida.