quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Calculose urinaria

A Calculose Urinaria provoca uma dor violenta "nos rins" que não passa de maneira nenhuma.

Podemos estar muito bem e de repente sentirmos uma dor aguda, violenta que não passa. É uma cólica renal.

Essa dor parece uma faca espetada na região renal, atrás e de lado e parece ir para a virilha e para o escroto (a bolsa onde estão alojados os testículos) ou os grandes lábios da vulva (parte mais exterior dos genitais femininos), conforme o sexo da pessoa.

Surgem náuseas e vómitos e a necessidade de ir urinar é imperiosa e frequente, mas a urina por vezes avermelhada, por ter sangue, é escassa em cada micção. Quando há arrepios de frio e febre, é porque apareceu uma infecção.

Outras vezes é descrita como uma moinha, ou uma dor "surda", quase tão incomodativa como a outra, mas cuja explicação é diferente.

Quem já teve uma crise, sabe que não consegue estar sossegado, procurando uma posição de alívio, mas não consegue. A dor parece aliviar, mas depois volta com mais força, ficando insuportável. Esta agitação do doente na procura duma posição de alívio, orienta muito o médico no diagnóstico da cólica renal.

Uma cólica renal com estas características é suspeita de ser causada por um cálculo urinário ou seja uma pedra que se forma no interior do rim. Os cálculos que se formam no interiores dos ureteres chamam-se ureterais e no interior da bexiga vesicais.

Os cálculos renais movem-se e geralmente, a dor tipo facada resulta do deslocamento do cálculo que ao soltar-se do rim, vai encravar-se no ureter, este para se livrar dele entra em contracções espasmódicas violentas, que são muito dolorosas. A dor moinha é proveniente dum aglomerado de cálculos que ocupam o interior do rim e o comprimem.

Os estudos referem que 70% dos cálculos urinários são de causa metabólica e os outros 30% devem-se a infecções do aparelho urinário.

PREVENÇÃO:

- Há uma tendência familiar para a formação de cálculos;

- Quem já teve um, pode vir a ter outro;

- Beber muita água é um bom método para evitar a formação de cálculos;

- Tratar as infecções urinárias eficazmente;

- Deverá alterar hábitos de vida e evitar comer alimentos que provoquem o aparecimento de cálculos.

Os alimentos que podem facilitar a formação de cálculos em pessoas predispostas são: amoras, ananás, beterraba, brócolos, cacau, café, cerveja, chocolate (bebida), espargo, figo, gelado, groselha, laranja, leite, manteiga de amendoim, pimenta preta, salsa e uva.

Ao sentir estes sintomas deverá ir imediatamente ao seu médico de família e ele irá aconselhá-lo a consultar um urologista que lhe irá prescrever o tratamento adequado. Actualmente, existem métodos menos agressivos e menos dolorosos para tratar os cálculos.

Espero ter esclarecido as vossas dúvidas sobre calculose urinaria. Por favor deixe o seu comentário.