quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Como tratar de uma infecção Urinaria

Como tratar de uma infecção Urinária. A infecção urinária é uma inflamação no trato urinário por exemplo na bexiga. Essa inflamação na bexiga chama-se Cistite.

Os homens podem ser afectados por esta doença, mas a cistite é uma das infecções mais comuns nas mulheres, devido às particularidades anatómicas do seu aparelho urinário.

A origem da cistite deve-se à invasão dos germes infecciosos na bexiga, principalmente as bactérias. Uma dessas bactérias, é a escherichia coli que costuma estar presente nos intestinos das pessoas, sem que a sua presença seja prejudicial, se se mantiver nessa zona.

A anatomia feminina favorece a invasão das escherichia coli e outros micro-organismos intestinais a diversas partes do aparelho genital e urinário das mulheres. Esta bactéria desenvolve-se bem no meio do ácido da urina e ali prolifera, provocando uma infecção urinária.

Os germes que provêm do recto, atingem facilmente os órgãos genitais externos e, a partir dali, só têm de atravessar a uretra que é um canal que une a bexiga ao exterior. Atinge mais as mulheres pelo facto da uretra dos homens medir cerca de 25 cms, enquanto que a da mulher é muito mais pequena, facto esse que facilita o acesso dos germes à bexiga.

COMO TRATAR DE UMA INFECÇÃO URINÁRIA

SINTOMAS:

- Ardor durante a micção;

- A necessidade de urinar com frequência;

- Expelindo uma pequena quantidade de urina;

- A urina pode ter um aspecto turvo, porque contem restos de germes;

- Em certas ocasiões, a urina pode ter uma cor avermelhada;

- Também se pode verificar situações de febre, quando a infecção se propaga aos rins.

Quando surgirem estes sintomas, deve ir consultar o médico, o qual irá receitar medicamentos que irão inibir os sintomas ao fim de algum tempo.

PREVENÇÃO:

As medidas mais simples para prevenir a cistite são: beber muita água, boa limpeza na altura da defecção e a higiene antes e depois do acto sexual, usar sempre roupa interior de algodão porque as bactérias desenvolvem-se com mais facilidade nos meios húmidos e a roupa de algodão evita esse problema. Deve-se comer frutas e verduras frescas, mas evitar comer melão e melancia quando tiverem sintomas de cistite.

Atenção se a cistite não for bem curada, acaba por se repetir.

Espero ter contribuído para um bom esclarecimento sobre como tratar de uma Infecção Urinária. Se quiser pôr uma questão, por favor deixe o seu comentário.