quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como prevenir as hemorroidas

Como prevenir as hemorróidas? O ânus (canal anal) é muito rico em veias, chamadas hemorroidárias, que formam uma complexa rede em seu redor. Como veias que são, servem para conduzir o sangue para o coração.

Quando estas veias dilatam chamam-se hemorróidas (varizes das veias do ânus).

A principal razão para este facto é a posição de pé prolongada que condiciona uma tendência para o aumento da pressão venosa, precisamente na região inferior do abdómen onde se localizam as veias hemorroidárias. Existem dois tipos de hemorróidas: as internas e exteriores.

As hemorróidas internas são as que surgem no interior do canal anal e só começam a evidenciar-se quando já possuem dimensões apreciáveis ou causam situações de incómodo para o doente.
As hemorróidas externas são as que aparecem na zona de transição entre a pele e a mucosa rectal e são mais fáceis de detectar.

Sintomas: Hemorragias, dores, por vezes prurido anal, que se deve à existência de detritos e muco que fica preso nas pregas formadas pelas hemorróidas. Prolapso (descaimento) hemorroidário quando as hemorróidas saem. É muitas vezes o doente que tem de as voltar a meter para dentro. Nas internas os sintomas é surgir sangue no princípio, no meio ou no fim do acto de defecar.
A dor deve-se, à trombose hemorroidária que é a formação de um coágulo no interior da hemorróida. É uma dor intensa, muito incomodativa que impede de se sentar, de caminhar, de fazer a vida normal. O doente encolhe-se, não evacua e as fezes vão-se acumulando no recto, aumentando de volume e endurecendo, tornando assim a sua expulsão cada vez mais difícil.

Se tiverem estes sintomas devem consultar o médico o mais urgente possível.

Em caso de cirurgia esta é simples e a recuperação é fácil de suportar.

Tratamento: Os objectivos do tratamento são aliviar a dor e interromper as hemorragias. Cremes, pomadas, aplicações de gelo, analségicos, banhos de semicúpio (mergulho da região anal numa bacia de água morna).

Para prevenção deve-se fazer uma alimentação rica em fibras, verduras, sumos de laranja, comer Kiwis, beber mais de 1,5 litros de líquidos por dia.

Para melhor esclarecimento sobre as hemorróidas, convido assistirem um vídeo que retirei do YouTube, espero que seja do vosso agrado.



Espero que este meu texto sobre Como prevenir as hemorróidas, vos tenha sido útil e por favor deixem o vosso comentário.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Como prevenir a retençao de liquidos

Como prevenir a retenção de líquidos? A retenção de líquidos é mais comum nas mulheres do que nos homens. É uma  acumulação excessiva de água no organismo.

Sintomas: Inchaço nas mãos, pernas, tornozelos, peito, barriga e aumento de peso e diminuição nas micções;

Como prevenir a retenção de líquidos?

Sugestões:

 - Comer folhas cruas (alface, espinafres), massas e cereais, ricas em fibras e dão uma sensação de estômago cheio, ajudando os intestinos a funcionar melhor;

- Coma Melancia. A melancia tem uma grande quantidade de água e potássio, o que é bom para a limpeza dos rins, prevenindo os cálculos renais. Pesquisas mostram que a melancia auxilia ainda no tratamento de problemas urinários e intestinais. Também é indicado comê-la antes da prática de actividades físicas, porque fornece bastante energia.

- Cuidado com o feijão: Modere o consumo de leguminosas (ervilhas, feijão e milho) que fermentam no estomâgo e provocam  gases, dilatando a barriga;

- Use menos sal. Tempere os alimentos com limão e ervas usando pouco sal. O excesso de sódio faz o corpo reter líquidos;

- Use roupas leves. Evite usar roupas muito justas ou apertadas. Elas comprimem as veias e impedem o regresso do sangue venoso, o que aumenta o inchaço;

- Mexa-se. Não fique muito tempo na mesma posição, especialmente sentada. Ao praticar alguma actividade elimina líquidos com mais facilidade.

Espero tenham gostado deste texto sobre Como prevenir a retenção de líquidos e por favor deixem o vosso comentário.