sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Acido urico e gota

Acido urico e gota. O primeiro é um composto químico incolor e inodoro que se encontra no sangue e na urina. O ácido úrico aparece também nos cálculos renais e nas articulações das pessoas que sofrem de gota.

A gota é uma doença do metabolismo causada por uma produção excessiva de ácido úrico. A gota é mais frequente nos homens a partir dos 30 anos de idade. Por vezes aparece também nas mulheres, após a menopausa.

Os rins não conseguem excretar convenientemente o ácido úrico e este deposita-se nos tecidos, especialmente nas cartilagens das articulações. Um ataque agudo pode ser desencadeado por uma cirurgia, uma injecção de penicilina, uma alimentação rica em gorduras, pela tensão emocional, pelo frio ou pelo uso de sapatos apertados.

SINTOMAS:

A articulação do dedo grande do pé pode inflamar-se, tornando-se muito dolorosa. O dedo aumenta de volume e a pele apresenta-se vermelha e quente. Os tornozelos por vezes também são atingidos ou outra articulação. Às vezes estes episódios são acompanhados de febre. O ataque agudo geralmente desaparece passados alguns dias.

Se a gota não for tratada a tempo, poderá vir a tornar-se crónica. Na gota crónica, as articulações tornam-se inchadas e rígidas. Por vezes os rins podem ser afectados. Os sintomas da gota crónica em fase adiantada assemelha-se aos da artrite reumatóide.

Num ataque agudo o doente deve permanecer na cama enquanto houver inchaço. Deve fazer uma alimentação saudável evitando comer alimentos ácidos, carnes de porco, enchidos e marisco. Deve beber quantidades grandes de água para ajudar os rins a eliminar o ácido úrico.

Espero ter esclarecido as vossas dúvidas sobre ácido úrico e gota. Por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: