segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Prostata e Prostatectomia

A próstata e prostatectomia. A próstata é uma glândula masculina auxiliar que envolve a uretra no local em que esta está ligada à bexiga. A prostatectomia é a extracção cirúrgica total ou parcial da próstata.

Os canais da próstata conduzem para a uretra uma secreção líquida que constitui a maior parte do sémen. A próstata tem a função de diluir o líquido testicular que é muito espesso e estimular os movimentos dos espermatozóide.

A próstata aumenta de volume quando o homem atinge a idade de 60 anos. Desconhece-se a causa. Quando a glândula aumenta de volume exerce pressão sobre o colo da bexiga, dificultando a saída da urina. Quando isso acontece a urina acumula-se na bexiga, tornando-a fraca. Uma parte da urina pode retornar ao rim, causando uma infecção.

Com o aumento de volume da próstata o homem tem uma necessidade frequente de urinar.
A quantidade de urina eliminada em cada micção é pequena, devido à obstrução da bexiga.
Quando o aumento da próstata é demasiado torna-se necessário recorrer à cirurgia.
A essa cirurgia chama-se prostatectomia.

PROSTATITE

É uma inflamação da próstata. Esta inflamação é bastante frequente e pode surgir em consequência de uma infecção no aparelho urinário ou num local do organismo afastado da próstata. Em muitos casos a causa é devida a doença venérea.

A prostatite aguda provoca febre, dores na parte inferior das costas e uma necessidade frequente de urinar. A micção torna-se muito dolorosa e a urina apresenta-se com pus.
A prostatite crónica geralmente não é acompanhada de febre. A prostatite pode ser tratada com antibióticos.

Não se esqueça que todos os homens a partir dos 50 anos de idade devem consultar o médico de família com regularidade com o fim de fazerem os respectivos exames para a prevenção do cancro da próstata.

Espero ter esclarecido todas as vossas dúvidas sobre próstata e prostatectomia. Por favor deixem o vosso comentário.

Sem comentários: