segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Urologia

A urologia é o ramo da medicina que trata os problemas do aparelho urinário na mulher e no homem e também da alteração dos órgãos genitais masculinos.

O aparelho urinário é um conjunto de órgãos cuja função é a de produzir e eliminar a urina.
Os órgãos que constituem o aparelho urinário são: Os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra.

Existem dois problemas que podem afectar o aparelho urinário que são: a infecção e a obstrução.
Ambas podem causar lesões nos rins se não forem tratadas a tempo.

Os rins são dois órgãos muito importantes localizados na parte posterior da cavidade abdominal, um de cada lado da coluna vertebral, logo abaixo das costelas.

A função dos rins é regular o volume, a composição e a acidez dos líquidos no organismo.
Os rins através do seu sistema de filtros conseguem passar sessenta litros de sangue por hora. O sangue vindo do coração é transportado até aos rins pelas artérias renais.

Quando os líquidos e os sais existentes no sangue passam através das microscópicas unidades de filtragem , chamados nefrónios, a maior parte da água e os sais de que o organismo necessita são reabsorvidos ao nível dos túbulos e voltam ao coração transportados pelas veias renais. O excesso de água e outros produtos de desassimilação constituem a urina.
A urina passa por pequenos compartimentos que comunicam com a parte central do rim e é drenada para a bexiga através dos ureteres.

Os ureteres são dois tubos que transportam a urina dos rins até à bexiga. Cada uréter tem cerca de 30cm de comprimento e um diâmetro interior muito pequeno.

Na especialidade de urologia os médicos são designados de urologistas. Os urologistas são os especialistas recomendados pelos médicos de família quando surgem situações mais complexas ou se for necessária uma intervenção cirúrgica.

São frequentes as anomalias congénitas dos rins. Essas anomalias não representam necessariamente uma grave ameaça para a saúde. É possível viver apenas com um rim. Contudo é impossível sobreviver sem uma adequada função renal.

Mais à frente iremos falar das doenças dos rins e dos outros órgãos do aparelho urinário.

Espero ter esclarecido as vossas dúvidas acerca da especialidade urologia. Por favor deixe comentário.

Sem comentários: