terça-feira, 30 de novembro de 2010

Doenca renal Uremia

A doença renal Uremia é a intoxicação do sangue devido à presença de produtos de desassimilação que deveriam ter sido removidos pelos rins e eliminados através da urina.

Existem duas uremias: a crónica e a aguda.

Na uremia crónica, numa primeira fase pode ocorrer uma produção excessiva de urina que não contem os produtos de desassimilação. Pode ser provocada por um estado de choque e quando isso acontece procura-se restabelecer a circulação normal.

A uremia aguda é caracterizada por uma diminuição de volume da urina. À medida que a quantidade de substâncias tóxicas aumenta, manifestam-se outros sintomas: a ansiedade, agitação, dores de cabeça, náuseas, vómitos, espasmos musculares, dificuldade em respirar e sonolência. O hálito pode apresentar um odor a urina.

Nos últimos anos aperfeiçoaram-se um grande número de órgãos artificiais. Um dos mais importantes e eficazes é o rim artificial que depura o sangue dos produtos de eliminação e torna a enviá-lo para o organismo.

Em caso de insuficiência renal, o filtro permite a eliminação das substâncias tóxicas, mas impede a saída dos glóbulos sanguíneos e das proteínas.

Outro método de tratamento da uremia é designado por diálise peritoneal. Este método consiste na injecção de um líquido especial na cavidade peritoneal (abdominal). Após um certo tempo, o líquido é removido, trazendo consigo algumas das substâncias tóxicas.

A remoção cirúrgica de um rim, que está gravemente lesionado chama-se Nefrectomia.

A uremia é uma das doenças dos rins.

Se tiver dúvidas, sobre doença renal uremia por favor deixe o seu comentário.

Sem comentários: